Como utilizar o Assinador Digital ITI da conta gov.br?

A assinatura digital permite que qualquer cidadão brasileiro assine um documento em meio digital a partir da sua conta gov.br. O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física e é regulamentado pelo Decreto Nº 10.543, de 13/11/2020.

Essa assinatura digital pode ser feita por meio do Assinador ITI, uma ferramenta on-line que possibilita assinar um documento digital apenas com assinatura eletrônica em nível avançado. No entanto, este assinador não deve ser usado para documentos em que a legislação exija assinatura com Certificado Digital emitido no âmbito da ICP-Brasil.

Para verificar a conformidade de uma assinatura digital feita pelo Assinador ITI, leia o artigo "Como confirmo a autenticidade de uma assinatura feita pela Assinador Digital ITI do Gov.BR?"
"

Pré-Requisitos

1 2 3
pre-requisito-conta_govbr_v2.jpg pre-requisito-nivel-conta.jpg pre-requisito-aplicativo-gov-br.jpg

Ter uma conta cadastrada no
conta gov.br pelo seu Número de CPF

Ter uma
conta gov.br prata ou ouro;
contas bronze não podem usar o serviço

Ter o aplicativo gov.br instalado no seu celular para receber código de confirmação
(não é o mesmo que o sou.gov!!!)

Fluxo do Processo

O fluxo do processo para obtenção de um documento assinado digitalmente por um cidadão utilizando o Assinador ITI em sua conta gov.br é realizado em 4 etapas:

assinador-iti-gov-br-fluxo-processo.jpg

Veja a seguir o fluxo detalhado passo a passo com imagens!

Obtendo seu documento assinado digitalmente

1. Entre na sua conta gov.br

1. No navegador, entre no site do gov.br para fazer seu login, podendo ser no seu computador ou no celular
    assinador-iti-01.jpg
  2. Insira seu login e senha do gov.br
    assinador-iti-02.jpg
  3. Após inserir seu login e senha, você poderá ver uma mensagem de confirmação do login e solicitando que faça logout ao finalizar o uso; feche esta janela
    assinador-iti-03.jpg

2. Insira o Arquivo no Assinador ITI

1. Estando logado no gov.br, entre no site do Assinador Digital ITI
    assinador-iti-04.jpg
  2. Caso sua conta seja "bronze", você não conseguirá entrar no Assinador ITI; então vá para o aplicativo gov.br no seu celular e verifique os requisitos para transformar sua conta em "prata" ou "ouro", clicando em "Aumentar Nível da Conta"
    assinador-iti-30.jpg
  3. Uma das formas de se obter a conta prata é fazendo-se o login no gov.br em um banco credenciado, tal como Banco do Brasil, Caixa, Santander, entre outros. Outras formas podem ser encontradas neste artigo.
    conta-prata-bancos-credenciados.png
  4. Após aumentar o nível da sua conta para "prata" ou "ouro", acesse novamente o Assinador Digital ITI
  5.  Clique no menu "Escolher arquivo" para selecionar um arquivo do seu computador para assinatura digital
    assinador-iti-05.jpg
  6. Fique atento, pois só alguns tipos de arquivos podem ser usados para assinatura: .DOC, .DOCX, .ODT, .PDF, com até 100MB
    assinador-iti-06.jpg
  7. Selecione o arquivo a ser assinado do seu computador e clique em "Abrir"
    assinador-iti-07.jpg
  8. Ao exibir o arquivo na tela do Assinador, clique sobre o local vazio onde a sua assinatura deve aparecer para marcar o espaço, seguindo as instruções na lateral esquerda, item 1.
    assinador-iti-08.jpg
  9. Ao clicar você verá um retângulo, que é a "Área de Assinatura", onde a assinatura será impressa pelo sistema gov.br.
    Cuidado para não sobrepor outros textos ou imagens do documento!
    assinador-iti-09.jpg
  10. Clique na opção "Assinar digitalmente", para incluir sua assinatura digital do gov.br

assinador-iti-10.jpg
  11. Será aberta uma nova janela do Portal de Assinatura, para que você selecione um dos provedores de assinatura disponíveis; selecione a opção "Usar gov.br"