Peticionamento por Usuário Externo no SEI-UFSCar

O que é Peticionamento?

O peticionamento permite ao usuário externo realizar pedidos no SEI feitos por meio de petição às Unidades UFSCar que tratam do assunto de interesse do usuário, por exemplo:

  • um servidor recém-concursado, antes de ter acesso como servidor, pode assinar documentos da contratação na condição de usuário externo e enviar à ProGPE;

  • um aluno de graduação pode solicitar um recurso, uma opção de currículo, uma atualização do histórico escolar, entre outros, enviando o peticionamento à ProGrad, que redistribui à Coordenação de Curso;

  • um fornecedor da UFSCar pode solicitar a inclusão de documentos no processo de contratação, assim como assinar o contrato e outros documentos relativos a este, enviando à CContrat;

  • um doador de bens pode preencher formulários sobre os bens doados e assinar o termo de doação, enviado à CPat;

  • um participante de concurso poderá entrar com recurso relativo ao concurso, enviado à ProGPe;

  • um aluno externo de pós-graduação pode solicitar a validação de um diploma, enviando o peticionamento à ProPG, que redistribui ao Programa de Pós-Graduação, entre outros.

O peticionamento pelo usuário externo só é possível se tiver sido previamente configurado pela Unidade Interessada e disponibilizado na área do Usuário Externo no SEI-UFSCar.

Como fazer um peticionamento?

Somente os usuários externos cadastrados e aprovados no SEI-UFSCAR podem realizar o peticionamento. Caso você ainda não tenha se cadastrado, leia este artigo para fazer seu cadastro antes de continuar o peticionamento. Após estar cadastrado e aprovado, para realizar um peticionamento, fazer o seguinte:

  1. Fazer login na área de Usuários Externos do SEI-UFSCar (https://sei.ufscar.br/usuarioexterno);
  2. Realizar novo peticionamento, clicando no menu "Peticionamento" > "Processo Novo";
    usuario-externo-peticionamento-processo-novo.jpg

  3. Após a leitura das orientações de peticionamento, escolher o Tipo do Processo que deseja iniciar, selecionando o tipo desejado no final da página;
    usuario-externo-peticionamento-processo-novo-lista-disponiveis.jpg

  4. Abre-se uma nova janela com os campos para peticionamento com o "Tipo de Processo" especificado. Confira se é mesmo o tipo de processo desejado!
    usuario-externo-peticionamento-pagina.jpg
  5. Na seção "Formulário de Peticionamento", preencher o campo "Especificação" com informações que tornem clara sua solicitação à Unidade UFSCar destinatária;
    usuario-externo-peticionamento-cadastro-usuario-externo-especificacao.jpg

  6. Na seção "Documentos", inserir o documento principal,  se houver, clicando em "Escolher arquivo" e selecionando o arquivo correspondente em seu computador;
    usuario-externo-peticionamento-cadastro-usuario-externo-escolher-arquivo.jpg

  7. Em "Complemento do Tipo de Documento", preencher com informação que especifique o documento inserido;
  8. Em "Nível de Acesso", manter como está ou selecionar a opção mais adequada, quando houver:

    • Público: permite acesso livre para visualização do documento na internet, por meio do SEI Público da UFSCar;

    • Restrito: permite acesso restrito somente às Unidades UFSCar onde o documento circula e ao usuário externo que inseriu o documento; esta opção só pode ser selecionada se houver um embasamento legal que permita, por exemplo, por conter informação pessoal no documento;

    • Sigiloso: permite acesso sigiloso somente às pessoas a quem for concedido o acesso e ao usuário externo que inseriu o documento; esta opção só pode ser selecionada se houver um embasamento legal que permita o sigilo de informações. Por isso, em geral, esta opção nem mesmo está disponível para seleção.

  9. Em "Formato", Usuário externo seleciona se é " Nato-digital"  ou "Digitalizado"; se "digitalizado", seleciona a opção de "Conferência com o documento digitalizado: ";
  10. Clicar em "Adicionar" para inserir o arquivo. E assim sucessivamente, para todos os outros arquivos de documentos a serem inseridos;usuario-externo-peticionamento-cadastro-usuario-externo-escolher-arquivo-formato-adicionar.jpg

  11. O arquivo adicionado aparecerá logo abaixo das informações que foram preenchidas;usuario-externo-peticionamento-cadastro-usuario-externo-escolher-arquivo-formato-adicionado.jpg
  12. Inserir todos os "Documentos Essenciais", que são obrigatórios, preenchendo os campos conforme indicado a partir do item 5;

  13. Inserir os "Documentos Complementares", que são opcionais, preenchendo os campos conforme indicado a partir do item 5;

  14. Ao final da página, clicar no botão "Peticionar", a partir do qual se abrirá uma tela solicitando seu cargo e senha como usuário externo;
    usuario-externo-peticionamento-cadastro-usuario-externo-peticionar.jpg

  15. Caso haja dúvidas no preenchimento, usuário externo entra em contato com o Departamento de Processos Digitais e Governança de TICs (DeDPG-TIC) por meio do Formulário de Suporte SEI-UFSCar;

  16. Após preencher o cargo e a senha, Usuário Externo clica em "Assinar" para inserir sua assinatura eletrônica;
    usuario-externo-peticionamento-cadastro-usuario-externo-concluir-peticionamento.jpg

  17. O processo criado aparecerá na lista de "Controle de Acessos Externos" do usuário externo solicitante para consulta e acompanhamento;
    usuario-externo-controle-acesso-externo-processos-liberados.jpg

  18. Após assinatura, você pode clicar na lente para ver e imprimir o Recibo Eletrônico de Protocolo relativo ao peticionamento realizado;
    usuario-externo-peticionamento-recibo.jpg

  19. Ao clicar no ícone o sistema mostrará o Recibo Eletrônico de Protocolo;usuario-externo-peticionamento-recibo-na-tela.jpg
  20. Unidade responsável pela abertura do processo peticionado recebe o processo no SEI da unidade para providências;

  21. Unidade realiza as ações necessárias no processo;

  22. Unidade inclui no processo peticionado a resposta para você;

  23. Então, você pode acompanhar o andamento e a resposta da Unidade.

Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato conosco por meio do Formulário de Suporte SEI-UFSCar.

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