Ao enviar e-mail via SEI, caso você receba a mensagem de erro:
"O servidor de e-mails não aceitou os dados enviados."
Esse erro indica que houve uma falha ao tentar enviar a mensagem eletrônica pelo SEI. Isso pode ocorrer por instabilidade momentânea, erro no endereço de e-mail digitado ou por limitações no envio simultâneo.
Aqui estão as causas mais comuns, que você pode testar as soluções respectivamente.
📧 Problemas com endereços de e-mails inválidos ou bloqueados
Se algum dos destinatários estiver com e-mail inválido, mal formatado ou bloqueado, pode causar erro.
Solução:
- Na sua tela, todos os e-mails parecem corretos, mas ainda assim vale testar removendo um a um para isolar a causa.
🧱 Limite de envio ou bloqueio por política antispam**
Os servidores podem estar bloqueando envios múltiplos de e-mails para evitar spam, como por exemplo, para mais de 5 destinatários simultâneos.
Se há um limite de destinatários ou política antispam interna, o servidor pode rejeitar a mensagem.
Solução:
- Envie o mesmo conteúdo para apenas um destinatário e veja se funciona. Se funcionar, tente subdividir o envio para um máximo de 5 e-mails por envio.
🔧 Problemas com o servidor SMTP
O SEI precisa se conectar a um servidor SMTP para enviar e-mails. Se esse servidor estiver fora do ar, mal configurado ou com autenticação falha, o erro ocorre.
Soluções:
- Aguarde alguns minutos e tente enviar novamente;
- Verifique se a SIn enviou algum aviso informando que um servidor está fora do ar no período em que você tentou enviar o e-mail.
⁉️ O que fazer antes de abrir chamado
-
Revise os endereços de e-mail informados: verifique se todos os e-mails estão corretos e não contêm erros de digitação (por exemplo, @ufscar.br ao invés de @ufcar.br);
-
Evite muitos destinatários: tente encaminhar para apenas um ou dois endereços de e-mail. Se funcionar, vá adicionando os outros aos poucos;
-
Não use e-mails externos: por padrão, o SEI é configurado para envio apenas para e-mails institucionais (@ufscar.br). Evite e-mails como @gmail.com, @hotmail.com, entre outros.
‼️ Importante
Não tente reencaminhar muitas vezes seguidas, pois isso pode gerar bloqueios automáticos.
😵💫 Ainda com erro?
Caso você tenha testado as alternativas anteriores e nenhuma delas funcionou, por favor, abra um chamado via Central de Serviços na categoria SEI, com as seguintes informações:
- Número do processo;
- E-mails que está tentando utilizar;
- Print da tela com o erro (se possível).